Hipotireoidismo e suas causas



O que é ?
Hipotiroidismo ou hipotireoidismo é um distúrbio caracterizado pela queda da produção de hormônios pela glândula tireóide: da tri-iodotironina (T3) e da tiroxina (T4), (“tireóide preguiçosa”). É a doença mais comum que afeta a tireóide, e ocorre com maior freqüência em mulheres do que em homens, em pessoas de mais idade e pode ter um fator genético, atingindo várias pessoas de uma mesma família.
Causas
Há várias causas do hipotireoidismo. Nos recém nascidos, ocorre devido a um problema ou a falta de formação da glândula tireóide; a defeitos hereditários das enzimas responsáveis pela síntese dos hormônios; ou devido a doenças e/ou medicamentos que a mãe utilizou que interferem no funcionamento da glândula do filho. Geralmente esse distúrbio já é diagnosticado no berçário através do teste do pezinho. O hipotiroidismo é uma complicação comum na Síndrome de Down.
Nos adultos, as causas variam, podendo surgir de um distúrbio chamado tireoidite de Hashimoto, ou simplesmente doença de Hashimoto. Esta é uma doença auto imune, ou seja, o sistema imunológico ataca a glândula tireóide, causando danos à mesma e comprometendo a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos.
Também pode surgir devido a tratamentos médicos que afetam a síntese e liberação dos hormônios da tireóide, como por exemplo, o uso de iodo radioativo, para tratar hipertireoidismo; o uso de xaropes para tosse contendo iodo, de amiodarona, lítio e a terapia com radiação na região do pescoço para tratar diversos tipos de câncer. A realização de cirurgias pode levar ao hipotireoidismo, uma vez que haja a retirada total ou parcial da tireóide, por bócio nodular ou neoplasia. Mais raramente pode acontecer devido à presença de alguma doença da hipófise, causando a redução da produção de um hormônio que estimula o funcionamento da tireóide, o TSH.
Raramente a falta de iodo na dieta também pode causar hipotiroidismo, mas devido aos programas governamentais de adição de iodo ao sal de cozinha, sua prevalência tem diminuído.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados