Infecção urinária durante a gravidez






Uma das causas de parto prematuro, a infecção deve ser tratada assim que percebida. Durante a gestação, os sintomas podem passar despercebidos. 
Por Gabriela Agustini 
A bexiga parece estar mais do que cheia e na hora “H” saem apenas alguns pinguinhos, acompanhados de ardência... Parece familiar? Então, preste atenção porque esse pode ser um sinal de infecção urinária. A disfunção é comum durante a gravidez e, se não for tratada, pode causar complicações na gestação. “Estima-se que de 15% a 20% das mulheres grávidas terão ao menos uma vez a infecção durante o período”, alerta o ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, Alexandre Pupo.

A infecção, também conhecida como cistite, na maior parte dos casos é provocada pela bactéria Escherichia coli, integrante da flora intestinal. “Durante a gravidez, o aumento da circulação sanguínea na região pélvica faz a umidade vaginal aumentar, facilitando a passagem das bactérias do ânus para a uretra. A umidade acaba se estendendo tanto de uma região a outra que cria um canal de passagem para as bactérias”, explica Pupo. O organismo feminino está mais suscetível à infecção porque a uretra –canal que leva a urina da bexiga para a vagina - das mulheres é mais curta, facilitando a entrada de organismos indesejáveis no aparelho urinário.

Beatriz Galbiatti, obstetra do Hospital São Luiz, também em São Paulo, aponta ainda outro fator para a alta incidência da infecção nas gestantes: “o aumento do volume do útero causa a compressão dos ureteres (vias do aparelho urinário). Com isso, a urina pode ficar acumulada no canal, e como ela é cheia de bactérias acaba facilitando a infecção”, explica.

A infecção pode aparecer em qualquer período da gestação. Segundo Pupo, ela é mais comum na segunda metade da gravidez e merece atenção especial no último trimestre.

A bexiga tem um contato íntimo com o útero. Portanto, se a infecção urinária não for tratada, as bactérias podem liberar substâncias que causam contrações no útero, levando ao trabalho de parto antes da hora.

Sintomas: a hora de procurar o médico

Um dos principais sintomas da infecção urinária é o aumento da frequência de idas ao banheiro para fazer xixi. E aí é que está o problema. “Como durante a gravidez a mulher naturalmente urina mais (já que a bexiga fica apertada pelo útero que cresce), a infecção pode passar despercebida”, diz Galbiatti.

É preciso ficar atenta aos outros sintomas da infecção: sensação de peso no baixo ventre, sensação de bexiga cheia, alteração da cor e/ou odor da urina, desconforto e ardência ao urinar. Pupo ressalta que a dor nesse caso é constante. “Quando ela aparece só no final, quando o xixi está terminando de sair, pode ser sinal de infecção vaginal (tipo candidíase, por exemplo) e não urinária”, alerta.

Febre e dor na lombar (região dos rins) também estar associados aos sintomas acima. Nesse caso, a procura pelo médico deve ser imediata. “Na gravidez é mais comum que a infecção progrida para os rins, necessitando de tratamento urgente”, diz Pupo.

Ao sinal de qualquer um dos sintomas, o melhor é procurar o médico para fazer o exame de urina. O tratamento da infecção é feito com antibiótico, que deve ser indicado pelo médico para que não afete o desenvolvimento do bebê. 


Fonte:http://www.bebe.com.br/





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados