Algumas coisas que podem causar acnes em adultos.



Acne adulta

Um evento importante à noite e uma espinha indesejada aparece pela manhã. Apesar de parecer uma "tragédia" adolescente, muitos adultos também passam por isso.

O surgimento de espinhas fora da adolescência, fase típica devido às mudanças hormonais (principalmente testosterona e derivados), é chamado de acne adulta e atinge, principalmente, as mulheres, apresentando incidência de 54%, contra 40% nos homens.

A especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, Raquel Tancsik, explica que a acne da mulher adulta tem características diferentes da acne do adolescente.
Localiza-se, principalmente, na região mandibular e, na maioria das vezes, apresenta poucos cravos e mais pápulas (espinhas sem pus) e pústulas (espinhas com pus).

As causas da acne adulta na mulher são as mais diversas, mas é comum ser uma disfunção hormonal, como síndrome dos ovários policísticos, podendo estar associado à irregularidade menstrual. Além do aparecimento de espinhas, existem outros sintomas que indicam problemas hormonais, como diminuição dos cabelos, aumento de pelos (principalmente no rosto) e seborreia.

Existem vários tratamentos para combater a acne. No entanto, Raquel explica que o que determina a escolha é a intensidade do problema, o tipo de lesão predominante, a localização, a presença de distúrbio hormonal e doenças concomitantes.

No geral, o tratamento pode ser realizado com sabonetes a base de ácido salicílico e enxofre (diminuem a oleosidade), substâncias espoliativas, antibióticos (locais ou via oral), hormônios, derivados da vitamina A (por exemplo, o ácido retinóico, que atua regularizando a formação de queratina da pele) e a isotretinoína via oral (utilizada principalmente em casos graves e de difícil tratamento).

O principal conselho dado pela dermatologista é "não manipular as lesões, pois há risco de cicatrizes e infecções, que podem ser graves". Ela ressalta ainda que é bom evitar lavar o rosto com água muito quente e não abusar do sol. Além disso, procurar tratamento adequado com um profissional especializado, logo no início do quadro, diminui as chances de cicatrizes.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados