Algumas soluções para aliviar a TPM...


Pra você que sofre com a TPM 30 dias por mês como eu, outro ótimo artigo,rsrsrs

Tome uma atitude contra a TPM

Soluções para você experimentar sozinha ou discutir com seu médico
Há empresas que dispensam suas funcionárias na época de TPM. E há mulheres que abrem mão até da vida social nos dias em que as alterações hormonais transformam a vida num inferno. Uma pesquisa recente, realizada pela Universidade de Campinas, indica que 80% das brasileiras sofrem com os sintomas da tensão pré-menstrual. Irritação fora de medida, choro fácil, dor de cabeça, aumento do apetite para doces, inchaço e cólica estão entre as reclamações mais comuns.

"Em geral, a TPM acontece antes da menstruação e está relacionada à queda abrupta dos níveis hormonais, responsável pela menstruação. Parece haver uma íntima relação entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas, substâncias naturais ligadas à sensação de prazer e os neurotransmissores, como a serotonina", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme, do Centro de Endometriose de São Paulo.

Se você está no grupo que sente náuseas só de pensar que esta época do mês está chegando perto, confira a seguir algumas dicas que ajudam a aliviar os sintomas da TPM. Algumas sugestões valem, especificamente, para a semana crítica. Já outras podem ser empregadas o tempo todo, tendo efeito a longo prazo.

Exercícios físicos a prática regular de atividades aeróbias tem se revelado um dos antídotos mais vigorosos contra a TPM. Há até mesmo quem dê um gás a mais às vésperas da menstruação. Isso porque, com o metabolismo em ordem, os inchaços tendem a diminuir. Além disso, os exercícios diminuem o estresse e mantêm os níveis hormonais mais estáveis, evitando as alterações bruscas de humor.

Alimentação se o humor oscila muito na fase pré-menstrual, doses a mais de carboidratos são indicados. Pequenas refeições em curto espaço de tempo, ricas em carboidratos integrais melhoram sintomas como a tensão e a depressão. "Algumas vitaminas, como a B6 e a E, e sais minerais como o magnésio, contribuem para o alívio do mal estar. As vitaminas contribuem para a diminuição da ansiedade (tensão nervosa, variação de humor e irritabilidade)", afirma a nutricionista Daniela Jobst. A vitamina E especificamente alivia os sintomas da sensibilidade mamária e pode ser encontrada em alimentos como óleos vegetais, ovos, legumes e milho. Já a B6 existe em grande quantidade em nozes, banana, brócolis e couve-flor. O magnésio diminui retenção de líquidos e a vontade de comer doces.

Reflexologia a massagem, em pontos específicos dos pés, causa dor. Mas o alívio dos sintomas, incluindo a cólica, é imediato. O especialista pressiona as regiões ligadas aos órgãos do aparelho reprodutor feminino, favorecendo os fluxos de energia.

Aromaterapia use o óleo essencial de alfazema para se acalmar nos dias de TPM. Você pode diluir sete gotas em um litro de água e jogar no corpo após o banho. Outra idéia é acender um incenso no quarto ou no ambiente onde você passar a maior parte do tempo. Também vale pingar o óleo num aromatizador e deixar que ele perfume o ambiente.

Evite o café mesmo quem adora uma xícara quentinha deve evitar o consumo durante a TPM. Isso porque a cafeína tem efeito estimulante, aumentando a irritação. Outras bebidas, como chá mate, chá preto e refrigerantes à base de cola, também precisam sair do seu cardápio naqueles dias.

Yoga -  algumas posturas são indicadas para combater os sintomas da TPM. Uma delas, que pode ser feita até por iniciantes, é conhecida como "gato". Apoiada nas duas mãos e nos joelhos, como se fosse engatinhar, mantenha a coluna alinhada ao pescoço. Quando inspirar, empine o quadril para trás, abra o peito e levante o pescoço, olhando para frente. Ao soltar o ar, faça os movimentos contrários: vá voltando a cabeça para baixo e arredondando a coluna.

Hormônios a alternativa deve ser considerada, principalmente, pelos 8% de mulheres que sofrem com os sintomas mais severos da menstruação, chegando a ter a qualidade de vida e os relacionamentos abalados. "Atualmente, a utilização de métodos hormonais que bloqueiam a menstruação, como o Sistema intra-uterino medicado com progesterona (Mirena ®), e o uso de novas pílulas contraceptivas de última geração que apresentam hormônio com efeito diurético (Yaz ®), têm sido consideradas as novas armas no combate", afirma a ginecologista Rosa Maria Neme. Para recorrer aos hormônios, peça antes a opinião do seu médico.
Chá de camomila a receita é simples, mas funciona. Infusões naturais, consumidas ao longo do dia, têm efeito calmante e também diminuem o inchaço, sintoma comum e bastante inconveniente da TPM. Caso você sinta muito sono, deixe para beber o chá uma vez por dia, duas horas antes de dormir.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados