Medicamentos necessários no dia a dia do bebê!



Toda criança fica doente de vez em quando. Por isso, os pais precisam estar sempre preparados para esses pequenos contratempos. Às vezes, parece que a criança precisa de remédio para febre ou para o machucado justamente quando não temos como ir à farmácia. Uma caixinha de remédios contendo os medicamentos adequados facilita muito. Você ficará mais calma e a criança notará sua confiança.
Mas cuidado: remédios para adultos não são adequados para crianças pequenas e quase todos baseiam-se no peso e/ou na idade da criança. Não deixe de ler a bula e siga rigorosamente a recomendação médica. Além disso, as pessoas que tomam conta do seu filho devem saber onde ficam guardados esses remédios para poder recorrer a eles em sua ausência.
Aqui está o que você precisa e não precisa para bebês de até 3 meses de idade e para crianças de 3 meses a três anos.

Bebês de até 3 meses: O que você deve ter na caixinha de remédios
Coloque dentro da caixinha de remédios o telefone de emergência do seu plano de saúde e do Centro de Assistência Toxicológica .
Vidros à prova de crianças
Paracetamol em gotas, permitido sua administração aos bebês. Existem também outros preparados, em diferentes concentrações. Alguns são mais fortes do que outros. Consulte o pediatra sobre o medicamento adequado para seu filho. Só administre medicamentos ao bebê com supervisão médica. Se uma criança de menos de 2 meses de idade apresentar febre, procure imediatamente o médico.
Vitaminas em gotas, permitido sua administração aos bebês. Só dê vitaminas ao seu filho se o médico recomendar.
Soluções salinas para o nariz ajudam a "lavar" o nariz do bebê em caso de gripe ou congestão branda.
Álcool para limpar o termômetro antes e após o uso.
Solução de reidratação. Devem ser administradas imediatamente após um episódio de diarréia. Verifique no rótulo a data de validade e jogue no lixo as soluções fora do prazo.

Loções e pomadas
Pomada para assaduras (Hiploglós) ajuda a proteger o local de circuncisão do bebê, impedindo que ele grude na fralda durante o período de cicatrização. Pode ser usada também para assaduras causadas por fraldas.
Pomada para o olho ajuda nas irritações leves que são comuns em bebês. O hospital pode ter lhe dado um tubo quando seu bebê nasceu. Se o bebê apresentar irritação nos olhos, informe ao pediatra, que poderá lhe dizer como usar a pomada.
Loção para proteger a pele do bebê.
Pomada antibiótica. Um tubo pequeno de pomada ajuda no tratamento de pequenos cortes e arranhões. Evite as pomadas contendo neomicina, que pode causar alergias em crianças muito pequenas.
Creme de hidrocortisona a 1/2%. Um tubo pequeno. Seu médico poderá aconselhá-la a aplicar esse creme em pequenas áreas de irritação ou assaduras.

Ataduras e etc
Cortador de unha ou tesouras são úteis para aparar as unhas do bebê.
Um termômetro para tirar a temperatura (retal ou axilar) do bebê. Não meça a temperatura com um termômetro oral. Os termômetros para ouvidos podem ser caros e difíceis de usar em crianças com menos de três meses. Os digitais são os mais fáceis de usar.
Um aspirador nasal para limpar o nariz do bebê em caso de resfriado ou obstrução nasal, sobretudo antes da amamentação. Não o utilize no ouvido do bebê.
Algodão. Use para limpar os olhos do bebê, lavar áreas difíceis de alcançar, como as dobrinhas do pescoço e a área genital, ou durante o banho.
Gaze de vários tamanhos. Cortes em crianças muito pequenas são raros, mas é sempre bom ter gaze em casa.
Ataduras. Use-as para cobrir cortes e arranhões grandes demais para uma gaze comum e para cobrir temporariamente queimaduras e cortes até chegar ao médico.
Nebulizador. Alguns médicos recomendam o uso de nebulizador em crianças com resfriados ou outros problemas respiratórios. Deve estar sempre limpo.

Bebês de até 3 meses: O que você não deve ter na caixinha de remédios
Analgésico pode causar uma doença hepática grave, chamada Síndrome de Reye. Não dê analgésico a bebês e crianças.
Remédios vencidos, inclusive antibióticos, devem ser jogados no lixo. A maioria perde a eficácia e alguns podem ser prejudiciais.
Os remédios receitados para uma criança jamais devem ser usados por outra. O fato de o médico receitar um remédio para uma criança não o torna adequado para outra.
Remédios para tosse, resfriados ou vitaminas para adultos não servem para o seu bebê.
Ataduras elásticas só devem ser usadas em crianças maiores e em adultos, exceto quando aplicadas pelo médico. Se usadas em bebês muito novinhos, podem causar diversas dificuldades.
Anti-histamínicos só podem ser usados com supervisão médica.
Banho de espuma pode irritar a pele do bebê e causar irritação vaginal em meninas.
Sabonete antibacteriano pode causar ressecamento; não é recomendado para crianças pequenas.
Seringa para ouvido com pontas finas; pode perfurar o tímpano. Use apenas aspirador nasal com ponta arredondada, e somente no nariz.
Vaporizadores a calor podem ser perigosos. Use nebulizadores apenas quando o médico recomendar.
Cremes esteróides com mais de 1/2% de hidrocortisona. Só use quando o médico recomendar. São fortes demais para bebês e podem deixar manchas.

De 3 meses a 3 anos: O que você deve ter na caixinha de remédios
Coloque dentro da caixinha de remédios o telefone de emergência do seu plano de saúde e do Centro de Assistência Toxicológica.
Vidros à prova de crianças
Paracetamol em doses específicas para crianças. A dose a ser administrada ao seu filho depende de sua idade e do peso. Pergunte ao pediatra qual a dose adequada ao seu filho. Marcas diferentes podem ser mais fortes ou mais fracas, por isso, tenha cuidado. Leia sempre a bula para administrar a dose certa.
• Ibuprofeno pode ser tomado por crianças com mais de 6 meses. Pergunte ao pediatra se pode ser ministrado ao seu filho e qual a dose adequada.
• Xarope de ipeca induz o vômito em caso de ingestão de substâncias venenosas. Guarde-o em local adequado. Só administre esse remédio com recomendação médica. Em outras situações, não é aconselhável induzir o vômito.
• Xarope para tosse infantil não deve conter supressor de tosse. Siga a orientação médica.
• Remédios para gripe infantis não devem conter anti-histamínicos, exceto quando o médico recomendar. Os anti-histamínicos podem ressecar o nariz e as vias aéreas e sedar crianças muito pequenas.
• Loção de calamina deve ser pura. Não utilize preparados de calamina que contenham outros ingredientes. Diversos tipos de irritações cutâneas respondem bem a essa solução simples.
• Vitaminas infantis podem ser uma boa opção para garantir uma nutrição saudável. Consulte o seu médico sobre a necessidade da criança e administre-o apenas conforme as instruções.

Por: Suzanne Dixon , Pediatra, mestre em saúde pública

Fonte: pampers.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados