Valores se aprendem em casa.



Desde cedo é importante ensinar ao filhote as primeiras lições sobre responsabilidade, respeito mútuo, direitos e deveres, entre outros temas. Em um primeiro momento, os pais e irmãos são as pessoas que costumam conviver mais intensamente com a criança e, por isso mesmo, são suas principais referências e os grandes difusores de valores. Depois, a escola também contribuirá nesse processo.
Portanto, é fundamental conversar e apresentar certos conceitos desde os primeiros anos de vida de seu filho.
Para a criança, o papai e a mamãe são os detentores de toda a sabedoria. Confiam em tudo o que esses dois "sábios" contam e são seus ensinamentos que nortearão a vida do pequeno.
Essa é uma grande responsabilidade, não é mesmo? Por isso, é imprescindível estar sempre atento e tomar muito cuidado com os valores que são passados dentro de casa: eles influirão diretamente na formação do caráter do seu filho.
Em casa: as primeiras noções
Procure ensinar limites e regras. Dessa maneira, o pequeno desenvolve desde cedo respeito aos regulamentos - o que evitará, mais tarde, que ele enfrente frustrações ao descobrir que sempre há limite para as coisas na vida.
É importante que você trate as outras pessoas respeitosamente: ao ver os familiares sendo cordiais e compreensivos com os demais, seu filho aprenderá naturalmente que é essa a maneira como ele deve tratar os outros.
Não esqueça de deixar sob responsabilidade do pequeno algumas tarefas diárias. Por exemplo: estabeleça que ele precisa guardar seus brinquedos ou arrumar o quarto. Dessa maneira, aprenderá que, além dos direitos, ele tem deveres também.
Seus bons exemplos são muito importantes
Saiba também que a melhor forma de educar a criança é dando o exemplo: é bem mais eficiente mostrar em seus atos diários qual a melhor maneira de agir em vez de apenas falar como a criança deve se comportar.
Uma outra dica: não tente ensinar fazendo ameaças ou chantagens. Também evite prometer presentes e recompensas em troca de bom comportamento.
Essa atitude pode criar um círculo vicioso: ele só obedecerá se receber algum mimo por isso.
A influência dos coleguinhas de escola
As experiências vivenciadas na escola e o contato com professores e coleguinhas também influem diretamente na formação da criança.
Na escola, ela terá de aplicar tudo o que tem aprendido em casa e verá como os outros se comportam (com as lições que aprenderam em suas respectivas famílias).
Com certeza, haverá uma diversidade de experiências e posturas. Esse imenso repertório de novos tipos de comportamentos e valores será um processo muito rico.
Mas fique muito atento e acompanhe de perto as descobertas de seu filho. Afinal, ele pode aprender conceitos que você considere inadequados e precisará de sua orientação, para explicar-lhe qual o melhor comportamento a seguir.
Aos poucos, a criança aprenderá valiosas lições que serão importantes para a vida inteira!

Fonte:http://www.jnjbrasil.com.br/

Bjocasss
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário

Lening's Blog Copyright © 2011 - Todos os Direitos Reservados