Os adultos percebem as palavras como quebra-cabeças, compostas de vários sons individuais reunidos de acordo com as regras da língua. Mas pesquisas mostram que as crianças não estão conscientes dessa divisão e ouvem apenas grupos de sons. Para elas, frases completas podem soar como uma coisa só.
Nessa etapa, portanto, não espere que seu filho pronuncie tudo corretamente. Tenha paciência, converse bastante e descreva objetos com muitos detalhes para ajudar a aumentar seu vocabulário. Perceba que algumas consoantes, como o P, o B e o M, são mais fáceis de articular que outras. “Na língua portuguesa, alguns dos sons mais complexos são o L de ‘blusa’ e o R de ‘cravo’”, explica a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo. Se a criança pronunciar “livo”, responda calmamente: “Sim, é o livro”. Não repita seus erros, já que ela aprende por imitação.
Apenas na fase de alfabetização, após os 5 anos, é que a meninada aprenderá que as palavras são constituídas por partículas – as sílabas e os fonemas.
Nessa etapa, portanto, não espere que seu filho pronuncie tudo corretamente. Tenha paciência, converse bastante e descreva objetos com muitos detalhes para ajudar a aumentar seu vocabulário. Perceba que algumas consoantes, como o P, o B e o M, são mais fáceis de articular que outras. “Na língua portuguesa, alguns dos sons mais complexos são o L de ‘blusa’ e o R de ‘cravo’”, explica a fonoaudióloga Jacy Perissinoto, da Universidade Federal de São Paulo. Se a criança pronunciar “livo”, responda calmamente: “Sim, é o livro”. Não repita seus erros, já que ela aprende por imitação.
Apenas na fase de alfabetização, após os 5 anos, é que a meninada aprenderá que as palavras são constituídas por partículas – as sílabas e os fonemas.
Por Débora Mamber
bjocas
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